Tuesday, February 05, 2008

Língua Pátria


"Não tenho sentimento nenhum político ou social. tenho porém,num sentido, um alto sentimento patriótico. Minha pátria é a língua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incomodassem pessoalmente. mas odeio, com ódio verdadeiro, com o único ódio que sinto,não quem escreve mal português, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a página mal escrita, como pessoa própria, a sintaxe errada, como gente em que se bata, a ortografia sem ipsilon, como o escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.
Sim, porque a orthographia também é gente. A palavra é completa vista e ouvida. E a gala da transliteração greco-romana veste-mas do seu vero manto régio, pelo qual é senhora e rainha."



Bernardo Soares, Livro do Desassossego, vol. I

3 comments:

Cansei de ser abduzida said...

Adorei seu blog! muito delicia de ler!

Vou voltar!

beijos.. te cuida bem!

Azul Diamante azul said...

Cultura, que beleza.

Simplesmente Bel

Juliana said...

Adorei teu blog!

Voltarei.
Bom mesmo.